English
 

 

O embrião do Sistema Integrado Martins foi um armazém de 110 m² inaugurado dia 17 de dezembro de 1953, em Uberlândia, por Alair Martins do Nascimento, que até hoje está à frente da empresa. Transformar a pequena loja no maior grupo atacadista do Brasil exigiu do empresário empenho, determinação, muito trabalho e o cumprimento da promessa feita a seu pai, Jerônimo Martins, de jamais abandonar os valores que lhe haviam sido ensinados em casa.

Além disso, Alair soube detectar uma carência do mercado: a venda por unidade para pequenos e médios varejistas que não precisavam de grandes volumes para suas lojas. Assim, tornou-se o elo com a indústria, comprando em seu nome e distribuindo a carga excedente entre os colegas varejistas da cidade de Uberlândia. Uma das características que diferem a Martins Comécio e Serviços de Distribuição (atacado) da concorrência é a venda fracionada, em que os pequenos varejistas podem comprar pequenas quantidades ou até unidades de um produto.

Até 1964 o negócio era um misto de varejo e atacado – vendedores cobriam a região de Uberlândia, enquanto caminhoneiros levavam mercadorias para o Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Bahia. Foi então que Alair tomou a decisão de se dedicar somente ao atacado.

Em 1972, o empresário deu o primeiro passo para a profissionalização da empresa, quando começou a delegar funções. Em menos de dois anos, o processo de profissionalização foi implementado em toda a empresa, tornando-a referência no mercado.

Clicando no botão ao lado você fará uma viagem no tempo interativa desde 1953, quando Alair Martins montou seu 1º empreendimento, o armazém Borges Martins. Passando por 64, quando veio a evolução, com a opção pelo atacado. Em 72 o 1º prêmio de porte: Comerciante do Ano. 73 marca a inauguração do novo armazém com 3 mil m2. A central de distribuição foi feita entre 82 e 87 com 42 mil m2 no total.

Empresas do Grupo
Em 1990, o Grupo Martins se torna o maior distribuidor-atacadista da América Latina. Nos anos 90 foram inaugurados os empreendimentos Tribanco e Tele Martins. Em 93 a Marbo responde pelo transporte dos maiores volumes com Scanias e Volvos. A Associação ao Varejista em 94 oferece um projeto completo de suporte aos varejistas.

Alair Martins

Trabalhando pelo futuro: disseminando conhecimento para fortalecer, desenvolver e modernizar o pequeno e médio varejo.

   

 
 


 
 
Home           Trabalhe Conosco         Fale Conosco         Notícias         Mapa do Site
Martins Comércio e Serviço de Distribuição - S/A Rua Jataí, 1150 Bairro Aparecida - Uberlândia - MG
COPYRIGHT 2011 - www.martins.com.br                      
Desenvolvido por: